Computadores para Cálculo Científico

Harvard MARK I - 1944
O MARK I era um computador, totalmente electromecânico, construído em 1944 pelo professor Howard Aiken daUniversidade de Harvard em Cambridge U.S.A..
O MARK I foi construido na sequência da celebração, em 1939, de um contrato entre a Marinha dos Estados Unidos da América (US Navy ) e a Universidade de Harvard para construção de um calculador de tabelas para uso na navegação. A ibm financiava a construção do calculador em 2/3 e o restante era financiado pela Marinha dos Estados Unidos da América.
O MARK I tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas. Quando em funcionamento, diz-se que reproduzia o ruido de uma grande sala cheia de de velhinhas todas a tricotar ao mesmo tempo.
A memória e os totalizadores compreendiam 3.000 engrenagens com 10 "dentes", 1.400 comutadores rotativos e tudo era ligado por cerca de 800 Km de condutores eléctricos. O MARK I trabalhava números com 23 decimais e realizava as quatro operações aritméticas. Dispunha ainda de subrotinas integradas que calculavam funções logarítmicas e trigonométricas.
Era um calculador lento demorando 3 a 5 segundos para efectuar uma multiplicação, mas era totalmente automático e podia realizar cálculos extensos sem intervenção humana.
Após a construção do Mark I, Aiken considerou que o envolvimento da ibm tinha sido nulo o que deu origem a uma polémica entre Aiken e a ibm.
Quando em Maio de 1944, o MARK I é inaugurado, a polémica entre a Universidade de Harvard, em sintonia com Aiken, e a ibm era tal que Thomas Watson ("patrão" da ibm) não foi convidado para a cerimónia. Como resultado desta polémica o computador teve dois nomes de baptismo: MARK I, ou ibm Automatic Sequence Controlled Calculator (ASCC).
Ao MARK I seguiu-se uma versão totalmente electrónica denominada MARK II, também construida pelo professor Aiken, que começou a funcionar em 1947.

Font: http://www3.dsi.uminho.pt

Área 51

 
Área 51 é um dos nomes atribuídos à área militar restrita no deserto de Nevada, próxima ao Groom LakeEstados Unidos. É uma área tão secreta que o governo norte-americano só admitiu sua existência oficial em 1994 e ainda com muitas restrições. É muito provável que seja uma das bases de testes aéreos mais sigilosas. É considerado, por exemplo, que o avião invisível ao radar, F-117, foi desenvolvido nesta base. Alguns grupos que discutem fenômenos extranormais atribuem um envolvimento da força militar americana com extraterrestres. Nenhum desses argumentos foi confirmado nem negado, devido ao forte esquema de sigilo militar.

Font:  Wikipédia.og


Caprinovinocultura de Baraúna



I exposição de Caprinovinocultura de Baraúna-PB, neste domingo (29) de Setembro de 2013, onde estava presente o Prefeito da Cidade e secretário de Agricultura do estado da Paraiba e todos os criadores da região, colocando seus animais em exposição.