INTRODUÇÃO
Bem... hoje eu vou tentar ajudar alguns trompetistas que iniciaram o estudo de trompete de maneira errada, ou melhor não de maneira errada; o melhor seria dizer: que não tiveram oportunidades para estudar com um professor na área ou seja um professor de trompete.
- CONTROLE DO DIAFRAGMA. Bem...primeiro de tudo para se tocar um trompete ou qualquer instrumento de sopro nós devemos ter controle do diafragma e seu auxiliares. Porque controle ou domínio do diafragma? Porque para dominar as técnicas do trompete ou de outro instrumento de sopro é necessário ter um bom funcionamento do diafragma e seus auxiliares, é o fundamento da técnica de qualquer instrumento de sopro. O DIAFRAGMA - ou seja a fonte de energia.
- A COLUNA DE AR - O condutor da energia. Dificilmente a fonte geradora de energia atua diretamente sobre o corpo que irá vibrar. No caso do tambor, por exemplo, a força do músculo do braço é transmitida à pele do instrumento através da baqueta. No órgão eletrônico, a energia é transmitida pelos fios. No caso dos instrumentos de sopro, a energia produzida pelo diafragma e seu auxiliares é transmitida até os lábios ou uma palheta no caso de instrumentos de palheta(Clarinete, sax.etc.), por uma coluna de ar delimitada pelos canais do nosso sistema respiratório.
- OS LÁBIOS - O CORPO VIBRANTE. Bem... eu falei que no tambor é a pele que vibra, no órgão elétrico é cone de auto - falante, num clarinete, sax é a palheta. no trompete ou instrumentos de metal é os lábios.
- A respiração.Todos nós sabemos que A RESPIRAÇÃO é a fonte de vida augo que necessitamos para vivermos. Na nossa vida agitada de hoje, muitas vezes nos esquecemos da importância do ato de respirar. mas quem quiser usar sua respiração para tocar um instrumento de sopro terá que aprender a utilizá-la primeiro para viver e, então, tocar seu instrumento. Então devemos aprender uma coisa que já fazemos à anos. todas pessoas e animais nascemos respirando da melhor maneira possível. Infelizmente, todas frustrações, tenções, e medos por que passamos e desenvolvemos durante o nosso crescimento agem diretamente sobre nossa respiração de forma negativa, bloqueando o fluxo natural de nossa energia respiratória.
- Como funciona a respiração.O principal músculo responsável pela respiração é o diafragma. Está localizado horizontalmente na parte inferior da caixa toráxica, logo abaixo dos pulmões, separando o tórax do abdômen.
- A melhor forma de respiração para tocar um instrumento de sopro, a mais indicada é a abdominal.
Neste tipo de respiração você sente as costelas se afastando lateralmente para fora. Como sentir as costela se movimentar. Sente-se numa cadeira com a coluna reta e incline-se ligeiramente para frente deixando o peitoral encostar nos joelhos e inspire e expire, mas inspirar corretamente como se estivesse enviando o ar inspirado em direção pra o umbigo, como o ar não tem pra onde ir ele vai pra as costelas empurrando-as para trás.
- Tem duas fases na respiração para tocar um instrumento de sopro.
- Você deve encher toda sua parte do diafragma, direcionando o ar inspirado para o umbigo sentindo as costelas lateralmente.
- Você deve encher toda parte toráxica.
Bem pessoal isso foi só um ressumo da parte mais importante em tocar um instrumento de sopro, principalmente o trompete que considero o mais complicado tecnicamente falando, posso estar errado, na minha opinião o trompete e chato de se aprender. Tem mais coisas à se aprender sobre a respiração, a dica que dou é que pesquisem, olhem quem estar indicando os métodos se é uma pessoa qualificada se tem conhecimentos verdadeiros porque de tudo isso? se estudar erroneamente vai te prejudicar no futuro vai perder todo o seu tempo estudando errado e voltar a estudar correto vai ser duro o trabalho para desaprender o que estudou errado para aprender corretamente. o correto é estudar na universidade com um professor preparado na sua área.
Bem como eu disse foi só um resumo, certo!. Tem exercícios para preparar o diafragma pra trabalhar corretamente para dominar na execução de um instrumento de sopro, espero ter ajudado na próxima vez eu venho abordando o tema : O funcionamento da embocadura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário